Trigo: Conab reduz produção e aumenta importações

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) reduziu em mais um ponto percentual a previsão de área plantada de trigo nesta temporada, estimando em 1.931,1 mil hectares. O órgão oficial diminuiu também a produção final em 0,26%, projetando em 5.205,6 mil toneladas, e ampliou em 0,9% a produtividade do cereal de inverno, projetando em 2.696 kg/ha. 

Com relação o quadro de “oferta & demanda”, foram mantidas inalteradas apenas as exportações. Houve redução em 1,86% nos estoques iniciais, em 0,26% na produção e em 0,79% na reserva de sementes para a safra 2018/19 – o que já antecipa outra redução de área –, de acordo com a Consultoria Trigo & Farinhas. 

Por outro lado, a Conab aumentou em 12,9% o volume total de importações, que passaram de 6,2 milhões de toneladas para 7,0 milhões de toneladas. Com isto, a oferta total aumentou 5,37%, para 14,64 milhões de toneladas. 

“É interessante observar também que houve um aumento de 2,8% na moagem para a próxima temporada. Ela [Conab] deve estar prevendo um aumento na demanda, mesmo que todos os moinhos estejam se queixando de falta dela. O dado mais importante, porém, foi o aumento de 21,37% nos estoques finais da safra 2017/18 (devido ao grande aumento das importações), o que significa um freio para as altas nos preços, no caso de estes dados se concretizarem”, analisa a T&F.

https://www.cnabrasil.org.br/

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.