22º Seminário Nacional da ANCP destaca o lançamento do Índice Bioeconômico

A 22ª edição do Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores já tem data marcada. O tradicional evento anual realizado pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) acontecerá no dia 13 de maio, a partir das 8h, no Centro de Convenções do Hotel Ibis, no RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto (SP).

O seminário, que será aberto pelo presidente da Entidade, Prof. Raysildo B. Lôbo, também abordará as inovações do melhoramento genético de bovinos, além de promover discussão em prol da evolução da pecuária de corte brasileira.

O grande destaque do evento será o lançamento do Índice Bioeconômico. Aprovado pela Diretoria ANCP e pelo Grupo de Trabalho Consultivo, o Índice Bioeconômico é a primeira iniciativa brasileira de elaboração de um índice de avaliação genética que contempla especialmente os aspectos econômicos e o lucro para o produtor utilizado de forma regular em um programa de melhoramento genético.

Batizado como MGTe (Mérito Genético Total Econômico), o índice é uma importante ferramenta de seleção genética para os rebanhos que compõem o grupo de fazendas participantes do Programa Nelore Brasil.

Também serão promovidos dois painéis: o primeiro, na parte da manhã, será moderado por José Aurélio Bergman e terá apresentações de Argeu Silveira (Mercado da Avaliação Genética: Qualidade é o Foco), Angélica Pereira (Estratégias para a Produção e Comercialização de Carne de Qualidade na raça Nelore), Claudio Magnabosco (Maciez da Carne em Nelore: Uma Realidade Brasileira) e uma palestra sobre o selo de qualidade de carne, com participação de Carlos Viacava, Argeu Silveira, Raysildo B. Lôbo e Claudio Magnabosco.

O segundo painel, na parte da tarde, terá como tema a lucratividade, com moderação de Raimundo Martins Filho e apresentações de Fernando Baldi e Luis Gustavo (Índice Bioeconômico em Bovinos de Corte), Alejandro Vozzi e Washington Assagra (MAXPAG: Estudo de Caso), Carina Ubirajara (Eficiência Alimentar em Bovinos de Corte), Carlos Viacava e Ricardo Viacava (Integração Lavoura-Pecuária: Um Caso de Sucesso), Alexandre Vaz Pires (Efeitos da Nutrição e da Genética sobre a Puberdade nas Novilhas), e Roberto Guimarães Junior (Pecuária de Alta Produtividade: Herói ou Vilão).

A programação será encerrada com a apresentação do Sumário de Touros Maio de 2016, com avaliações dos animais das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã.

O evento tem como público-alvo criadores associados da ANCP, pesquisadores, técnicos, empresas da área de bovinos de corte e associações das raças de bovinos e pecuaristas.

As vagas são limitadas. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.ancp.org.br/seminario.

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.