Marketing viral: o que é e como fazer o trabalho para você

O marketing viral ocorre quando o conteúdo de uma empresa atrai o interesse do usuário em um grau tão alto que é amplamente divulgado pelo público em geral.

Assim como memes ou vídeos às vezes decolam e se tornam virais, certas campanhas publicitárias atraem o interesse do público e se espalham rapidamente.

Pode ser difícil prever exatamente o que chamará a atenção do público, mas existem alguns truques que você pode usar para aumentar suas chances.

Vamos guiá-lo pelos fundamentos do marketing viral e dar uma olhada em como cinco marcas o fizeram funcionar para eles. Este artigo também servirá de base, pois uma Agência de marketing digital para pequenas empresas pode te ajudar nisso, desde que tenha domínio sobre as principais estratégias de marketing viral.

Quando você compartilha anúncios ou publicações nas redes sociais, deseja se conectar com o maior número possível de clientes em potencial.

Mas, para pequenas ou médias empresas com menor número de seguidores, pode ser difícil aumentar seu alcance.

Como você exibe sua marca para todos os usuários em potencial?

A resposta é marketing viral.

 

O que é marketing viral?

O marketing viral é quando o conteúdo ou os anúncios de uma empresa atraem o interesse do usuário em um grau tão alto que são disseminados pelo público em geral, não apenas pelo público-alvo da empresa.

O conteúdo se espalha de forma rápida e orgânica conforme as pessoas enviam imagens ou vídeos para seus amigos e os compartilham em suas próprias redes sociais.

Mesmo que as campanhas de marketing viral possam começar como conteúdo pago, a forma como elas ganham força é orgânica, usando vídeos compartilhados.

Isso normalmente acontece depois que a marca publica o anúncio em vídeo em seu canal do YouTube ou em outra mídia social. Quando alguém vê um anúncio de que gosta, vai ao canal da marca para encontrar e compartilhar o vídeo.

A mídia social é o principal meio para campanhas virais, mas a disseminação pode ser aumentada por meio de sites de notícias e mídia, bem como e-mail.

Portanto, ao projetar suas campanhas, tenha em mente que o conteúdo precisa ser postado em um formato facilmente compartilhável.

 

Como o marketing viral pode ajudar sua empresa?

O marketing viral aumenta drasticamente o alcance e o conhecimento da marca em um curto espaço de tempo.

Em termos de Marketing Viral, os Estados Unidos estão um pouco a nossa frente no que diz respeito a estratégias intencionais de viralização. No Brasil a grande maioria dos conteúdos virais não foram realizados de maneira intencional.

Um exemplo é a campanha IHOb promovida pelo restaurante de panquecas nos Estados Unidos.

Apenas 10 dias após o início da campanha, ela já havia gerado mais de 1,2 milhão de tweets e foi amplamente discutida em outras mídias sociais e plataformas de mídia de notícias.

Outra vantagem deste tipo de estratégia é o menor custo.

Como a maior parte das ações é orgânica, você não está pagando a mais pelo alcance maior. A conscientização e o entusiasmo agregados também podem aumentar as vendas.

O IHOP vendeu quatro vezes mais hambúrgueres depois que sua campanha IHOb se tornou viral.

É verdade que o marketing viral é difícil – não existe uma estratégia infalível para garantir que sua campanha seja um sucesso.

A marca de roupas e moda praia, também nos Estados Unidos, a Chubbies construiu sua estratégia de marketing em torno de campanhas virais, mas a empresa demorou muito para conseguir os primeiros conteúdos virais.

No entanto, como Chubbies descobriu, uma das chaves para se tornar viral é a persistência.

Continue produzindo conteúdo e ajuste conforme você avança, baseie-se no que ressoa e no que não funciona.

 

Experimente sua estratégia de marketing viral

O marketing viral é imprevisível.

Nem sempre é possível saber o que vai despertar o interesse, e às vezes os anúncios se tornam virais pelos motivos errados (como o anúncio da Pepsi apresentando Kendall Jenner).

Mas com paciência e planejamento cuidadoso, você pode aumentar suas chances de sucesso.

Crie campanhas publicitárias que explorem emoções positivas e que tenham como objetivo inspirar ou abordar questões sociais.

Acima de tudo, continue tentando. Publique regularmente anúncios e conteúdo de alta qualidade e faça ajustes conforme fizer para ver o que atrai seu público e o público em geral.

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