Campo Futuro levanta custos de produção da Silvicultura

Brasília (17/08/2018) – Técnicos do Projeto Campo Futuro realizaram nesta semana o levantamento dos custos de produção de silvicultura na Bahia e no Paraná. 

Participaram dos painéis assessores técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege/Esalq), com o apoio das federações de agricultura e pecuária e sindicatos de produtores rurais. 

Em Eunápolis, na Bahia, os técnicos verificaram um impacto significativo do custo de implantação da floresta de eucalipto no custo final da madeira.  

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da CNA, Maciel Silva, esse impacto está relacionado, principalmente, às operações mecanizadas do pré-plantio. 

“Por outro lado, a eficiência técnica da região oferece ganhos significativos no Incremento Médio Anual (IMA). Isso permite que a propriedade modal da região opere com margens positivas”, declara. 

No Paraná, o Projeto Campo Futuro levantou as informações da pinocultura no município de Jaguariaíva. Foi identificado que a espécie mais cultivada é o Pinus taeda que é destinado para a serraria e para a produção de celulose. 
 
“O item mais impactante no custo da pinocultura da região é a mão de obra, tanto na implantação quanto na manutenção da floresta. Entre as operações, a colheita foi a que mais onerou o custo operacional”, destaca o assessor da CNA. 

Sobre o Campo Futuro

O Campo Futuro é um projeto realizado pela CNA e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com universidades e centros de pesquisa, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos estados e sindicatos rurais.

O projeto alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA 
instagram.com/SistemaCNA
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasi

https://www.cnabrasil.org.br/

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.