Teletrabalho e sustentabilidade: como economizar energia

Teletrabalho e sustentabilidade: como economizar energia

Muitos são os trabalhadores que tiveram de mudar sua rotina voltada para o teletrabalho devido à pandemia do coronavírus.

As empresas tiveram que se digitalizar de forma forçada, o que nos trouxe coisas boas e coisas ruins. Em teoria, temos mais flexibilidade para conciliar o irreconciliável: a vida familiar com a vida profissional.

Por outro lado, a maioria de nós está mais feliz e motivado em casa do que no trabalho. Isso o torna mais produtivo e mais lucrativo para sua empresa, enquanto ganha autonomia. Você acaba com o trajeto de casa para o trabalho e às alterações de horários, mas e suas faturas, como estão?

Já parou para pensar se a sua conta de luz aumentou por causa do teletrabalho? Você consome mais? Precisa economizar e não sabe por onde começar?

Trabalhar em casa era quase um horizonte desconhecido até a chegada do Coronavírus. Claro que nem todos podem desempenhar suas funções em casa, mas nos dias de hoje, grande parte da população já o faz.

 

O que acontece com seu gasto de energia em casa?

Durante a primeira etapa do confinamento, quem assumiu o gasto com as contas de energia, por exemplo, foram os próprios empregados, enquanto as empresas conseguiram economizar com isso. No entanto, a lei tem sido alterada, e em vários países europeus já se fala que devem ser as empresas a pagar a conta de luz.

Independentemente da situação e de sua legislação, você deve ter cuidado com as horas que passa em casa com o computador. Certamente você notou que sua conta de luz aumenta e, em alguns casos, até sua conta de gás. Você quer acabar com isso? Revisamos os truques para economizar energia no teletrabalho.

 

Truques para economizar energia trabalhando em casa

 

  1. Verifique sua fatura

 

Você deve conferir ao certo o preço das suas tarifas de eletricidade ou até saber se a sua empresa de energia tem a opção de tarifas com diferenciação horária. Essas tarifas são mais econômicas em determinados horários. Pode aproveitar esses horários para consumir mais energia evitando que a fatura aumente muito.

 

  1. Cozinhe na melhor hora

 

Se havia algo de bom no confinamento, é que ele tirou o padeiro e o pasteleiro que tínhamos dentro de nós. Trabalhar em casa é mais fácil para você ser criativo na cozinha, mas cuidado com o consumo elétrico. A melhor coisa é você ver em que horas sua tarifa de eletricidade é mais barata e depois preparar seus melhores pratos.

 

  1. Monitore eletrodomésticos e seu consumo

 

Sabia que a tecnologia LED o de baixo consumo é o ideal para poupar energia? Podem ser um pouco mais caros que os convencionais, mas no curto prazo, vai compensar muito. Além disso, duram muito mais tempo. Os aparelhos eletrônicos evoluíram bastante tendo uma alta eficiência energética e permitem que você economize luz desde o primeiro dia.

 

  1. Aquecimento e ar condicionado sem temperaturas extremas

 

Para trabalhar à vontade, você precisa da temperatura certa. Nem mais nem menos. Essa agradável sensação de equilíbrio e conforto também pode ser alcançada economizando.

Fique de olho no termostato e que ele não coloque a temperatura acima de 20ºC no inverno nem abaixo de 25ºC no verão. Antes de nos dizer que é uma loucura, experimente. O corpo é sábio e se acostuma com isso. Ventilar nas horas certas também é um bom truque para resfriar ou controlar a perda de calor.

 

  1. Aproveite a fonte de energia mais natural: o Sol

 

A maneira mais fácil de economizar é usando luz natural pelo maior tempo possível. Não é apenas uma medida de economia, mas que seus olhos vão se adaptar melhor. Se você adotar o teletrabalho, monte seu escritório improvisado em um local que lhe dê mais sol durante o dia.

 

  1. Defina um horário e uma rotina

 

Talvez seu horário de trabalho não seja fixo e permita alguma flexibilidade. No entanto, alterar horários e rotinas pode complicar a economia. Se você trabalhar mais horas do que o estipulado em seu dia, usará mais luz (além de complicar sua vida pessoal). Separar o trabalho do lazer em casa é complicado, mas mentalmente muito necessário. Em casa, é mais fácil cair em distrações que o levam a não ser produtivo e gastar demais.

 

O teletrabalho se tornará cada vez mais comum

Essa modalidade de trabalho está entrando cada vez mais no nosso dia a dia, pelo que é importante que você adote esses e outros truques para evitar surpresas com a sua conta de energia.

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.