Produtividade: aplicativos ajudam a reduzir o tempo perdido com distrações na internet


Conciliar trabalho com redes sociais e aplicativos de mensagens pode ser difícil. Blog apresenta alguns aplicativos que ajudam a administrar melhor essa relação. Quem trabalha usando o computador e tem acesso liberado às redes sociais, inevitavelmente está sujeito à tentação de dar aquela conferida nos recados, postagens ou tuítes durante o expediente.
Verificar se há novas mensagens não é um problema, mas, quando essa prática começa a comprometer a capacidade de concentração, é preciso rever a postura profissional diante das tentações digitais.
Na coluna de hoje serão apresentadas dicas de complementos para o navegador Google Chrome e também aplicativos que ajudam as reduzir as distrações no computador, confira.
Aplicativos de mensagem podem atrapalhar a concentração e o foco durante o trabalho.
Reuters
Complementos para Chrome
Strict Workflow
É um complemento para o navegador Google Chrome muito útil para quem tem dificuldade de concentração por causa do “vício” de usar redes sociais.
Instale o complemento no navegador;
Estipule um tempo em que os sites das redes sociais ficarão bloqueados. O período de restrição recomendável é de 25 minutos;
Depois, determine um tempo de distração. O recomendo é 5 minutos;
Clique no ícone do “tomate” para iniciar a contagem regressiva;
Enquanto a contagem estiver em andamento, não será possível acessar esses sites. Eles estarão disponíveis durante o tempo de descanso. Após esse período o bloqueio será restabelecido.
É possível adicionar qualquer site na lista de bloqueios.
Strict Workflow permite bloquear sites selecionados durante um período para aumentar o foco no trabalho.
Reprodução/G1
Técnica Pomodoro
O Strict Workflow utiliza um método para aumentar a concentração, conhecido como técnica Pomodoro, um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980.
Essa técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos, geralmente de 5 minutos.
Esse método não foi idealizado especificamente para detox digital, mas nos dias atuais é muito utilizado para esse fim.
Productivity Owl
É um complemento de administração do tempo para o Chrome. Ele lembra o Strict Workflow, porém conta com mais funcionalidades para definir regras do uso consciente da internet.
Assim como o Strict Workflow, é possível estabelecer períodos de trabalho e períodos de distração, em que o acesso a aplicativos e sites é liberado.
O Productivity Owl funciona da seguinte maneira:
Instale o complemento no navegador;
Remova todos os outros navegadores da área de trabalho;
Coloque todos os sites que desperdiçam seu tempo na lista de bloqueios;
Adquira o hábito de verificar esses sites durante o tempo livre;
Adicione na lista branca os sites relacionados ao trabalho;
Use o recurso “Salvar para mais tarde”, para salvar textos grandes, vídeos e outros conteúdos que demandam tempo.
Aplicativos
Focus To-Do: Pomodoro e tarefas
É um dos aplicativos mais complementos para o gerenciamento de tempo. Com ele é possível definir objetivos, obter um relatório sobro o uso do dispositivo, tarefas concluídas.
O Focus To-Do também é indicado como timer para quem quiser seguir a técnica Pomodoro. Disponível para Android e iOS.
Forest: mantenha o foco
O aplicativo é uma mistura de game com rede social, nele o desafio é cumprir o tempo estipulado para ficar sem usar o celular. A cada meta atingida, o usuário recebe uma recompensa.
A tecnologia pode aumentar a produtividade no trabalho e nos estudos, mas quando mal utilizada pode causar um efeito contrário.
A adoção de boas práticas é crucial para conciliar o trabalho com outros usos da internet. O G1 publicou no início deste ano um guia repleto de dicas sobre como fazer um uso mais saudável das redes sociais.
Selo Ronaldo Prass
Ilustração: G1

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.