Presidente do BC dos EUA promete paciência com a evolução da economia


Powell disse ainda nesta sexta-feira que será sensível aos riscos de baixa do mercado. Seremos pacientes, disse Powell, presidented do Fed
REUTERS/Yuri Gripas
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em um movimento para acalmar os mercados financeiros preocupados com a desaceleração econômica dos Estados Unidos, disse que o banco central norte-americano será sensível aos riscos de baixa do mercado.
“Seremos pacientes ao observarmos como a economia vai evoluir”, disse Powell à Associação Econômica Americana, acrescentando que o Fed não está em um caminho pré-definido de aumento de juros e sugere que o banco central pode fazer uma pausa em seu ciclo de aperto, assim como aconteceu em 2016.
“Estamos sempre preparados para mudar a postura da política monetária se maneira significativa, se necessário”, disse Powell.
Quatro aumentos em 2018
Em 2018, o Fed subiu quatro vezes os juros. Na última reunião, o BC dos EUA previu menos altas em 2019, sinalizando que o ciclo de aperto está se apxoximando do fim diante da volatilidade nos mercados financeiros e da desaceleração econômica global.
Os dirigentes do Fed reduziram a estimativa mediana de altas dos juros em 2019 de três para duas.

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.