Mercado mundial de petróleo está "adequadamente suprido", diz AIE


Agência Internacional de Energia alertou, no entanto, que mercado está sob pressão. Os mercados de petróleo parecem “adequadamente supridos por enquanto” depois de um grande aumento de produção nos últimos seis meses, mas a indústria está sob pressão, disse a Agência Internacional de Energia (AIE) nesta sexta-feira (12).
A AIE disse em seu relatório mensal que a capacidade mundial de produção de petróleo foi reduzida a 2% da demanda global, com novas prováveis quedas.
Campo de petróleo em Vaudoy-en-Brie, na França
Christian Hartmann/Reuters
“Essa tensão pode estar conosco por algum tempo e provavelmente será acompanhada por preços mais altos, por mais que nos arrependamos deles e do seu potencial impacto negativo na economia global”, disse a organização com sede em Paris.
Membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros exportadores, como a Rússia, concordaram em junho em aumentar a produção, já que o mercado parecia cada vez mais apertado.
O preço do petróleo bruto Brent de referência global subiu de cerca de US$ 45 por barril em junho de 2017 e chegou a US$ 85 este mês em apostas altistas de especuladores.
“O declínio pode se aprofundar significativamente antes das sanções dos EUA e, posteriormente, à medida que as cargas finais forem entregues”, disse a AIE, que assessora importantes consumidores de petróleo na política energética.

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.