LastPass: programa oferece proteção adicional aos dados salvos no navegador de internet; saiba usá-lo


Ferramenta permite adicionar uma camada complementar de proteção aos logins que ficam salvos no navegador. O LastPass não é apenas um gerenciador que criptografa senhas salvas. Com esse serviço é possível deixar salvos formulários previamente preenchidos, notas pessoais, sites favoritos e arquivos inteiros. Todo o conteúdo fica protegido por criptografia. O serviço é gratuito para o acesso aos principais recursos, mas pode ser ampliado mediante assinatura de um plano que oferece mais espaço para o armazenamento de arquivos, entre outras funcionalidades opcionais. Nesta coluna será demonstrado como utilizar os principais recursos do programa.
Painel do LastPass permite fazer o gerenciamento do conteúdo salvo pelo usuário
Reprodução/G1
Como funciona
Para usar LastPass é necessário criar uma conta no site do serviço e instalar um complemento, que é suportado pelos principais navegadores de internet. Após finalizar a configuração da conta, basta clicar sobre o ícone criado ao lado da barra de endereços do navegador para acessar o painel . As configurações ficam protegidas por login único, pode parecer que se trata de mais um usuário e senha que terá que ser memorizado.
Tela de login do LastPass
Reprodução/G1
Mas na prática será o único que o leitor terá que lembrar, pois todos os outros logins ficarão salvos no navegador e protegidos pelo LastPass. Todo o conteúdo gerenciado pelo serviço só será acessado após a autenticação que é requerida por um temporizador. Esse recurso evita que pessoas sem autorização acessem o painel na ausência do titular da conta.
Para incluir dados na plataforma, é preciso preencher um formulário.
Reprodução/G1
As configurações do usuário são sincronizadas com todos os dispositivos que forem configurados com a conta. Dessa forma é possível ter acesso rapidamente às preferências do usuário, conteúdo salvo e preenchimento automático de formulários contendo dados sensíveis.
Tela do LastPass
Reprodução/G1
O uso dessa ferramenta para adicionar uma camada complementar de proteção aos logins que ficam salvos no navegador, simplifica a autenticação sem abrir mão da segurança das contas salvas no programa.
Selo Ronaldo Prass
Ilustração: G1

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.