JBS é condenada pela Justiça a pagar R$ 7 mi por dispensas em MT, diz MPT

A JBS foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar R$ 7 milhões em indenização por danos morais coletivos relacionados à dispensa em massa na unidade de São José dos Quatro Marcos (MT), informou o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Mato Grosso na quinta-feira (28).

A ação contra a companhia foi proposta após a JBS encerrar sua unidade em São José dos Quatro Marcos, em maio do ano passado, com demissão de 650 funcionários, sem negociação com o sindicato. Na ocasião, a companhia alegou que o fechamento era motivado por redução na oferta de gado para abate.

A juíza da Vara do Trabalho de Mirassol D’Oeste, Claudirene Andrade Ribeiro, disse na sentença que a empresa não está proibida de dispensar os trabalhadores, “mas deve cuidar para que seu ato não produza estragos sociais de grande envergadura”, segundo informações do MPT. O valor da multa será depositado em conta vinculada à Justiça do Trabalho para ser utilizado em projeto “que beneficie a comunidade local e gere emprego e renda”. Uma audiência pública com a população da cidade será realizada para definir o projeto.

A JBS empregava 15% da população economicamente ativa em São José dos Quatro Marcos, segundo informações do Ministério Público. A JBS informou por meio de nota que irá entrar com recurso sobre a decisão, mas que não comentará o processo judicial, por estar em andamento.

Fonte: CarneTec

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.