Inflação na Turquia salta para quase 25%, nível mais alto em 15 anos


No ano. a moeda turca já perdeu quase 40% de seu valor este ano contra o dólar. Lira turca tem forte desvalorização e registra novo mínimo frente ao dólar
Murad Sezer/Reuters
A inflação na Turquia saltou para quase 25% em setembro sobre o ano anterior, mostraram dados oficiais nesta quarta-feira, atingindo o nível mais alto em 15 anos e ampliando o foco sobre se o banco central será capaz de adotar outro forte aumento dos juros.
A magnitude do aumento – os preços saltaram 6,3% em relação ao mês anterior – superou de longe as expectativas e destacou o forte impacto da crise cambial sobre a economia e os consumidores.
A lira chegou a cair 2,15% contra o dólar após a divulgaççao do índice. Em seguida, reduziu suas perdas e passar a operar em queda de 0,9%. A lira perdeu quase 40% de seu valor este ano contra o dólar, afetada por preocupações sobre a influência do presidente Tayyip Erdogan no banco central e uma disputa com os Estados Unidos.
Isso elevou os preços de tudo, de alimentos a combustíveis, e minou a confiança.
“O banco central terá que reagir a isso”, disse Inan Demir, economista de mercados emergentes do Nomura. “Isso não é algo que pode ser ignorado e eles terão que elevar os juros na próxima reunião.”
A inflação subiu para 24,52% em setembro na comparação com o ano anterior, de acordo com dados do Instituto de Estatísticas Turco. Em agosto, a alta havia sido de 17,9%.
O salto mensal de 6,3% ficou bem acima da expectativa de 3,6% em pesquisa da Reuters com economistas.
No mês passado o banco central elevou os juros em 6,25 pontos percentuais, para 17,75%, para sustentar a lira e tentar conter a inflação.

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.