Imposto de Renda 2019: saiba o que fazer se você tem dívida ativa


Alerta é emitido no momento do envio da declaração do IR. Contribuinte pode consultar sistema da Receita ou comparecer a um posto pessoalmente. Ao fazer o envio da declaração do Imposto de Renda 2019, muitos contribuintes receberam do sistema uma mensagem informando que possuem dívidas ativas com a Receita Federal. Quem recebeu o alerta deve ficar atento para entender qual é a pendência com o órgão – e regularizar a situação.
Segundo a Receita Federal, o aviso se refere a qualquer tipo de pendência do contribuinte com o órgão – entre elas, referentes ao eSocial, sistema que teve suas informações interligadas com a Receita.
O contribuinte tem dois caminhos para entender qual é a dívida ativa: pode consultar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) ou comparecer presencialmente ao posto da Receita.
Para utilizar o e-CAC, é preciso ter um certificado digital, ou gerar um código de acesso utilizando o número do CPF, a data de nascimento, e os números dos recibos de entrega de duas declarações do IR entregues nos últimos seis anos.
Verificada a pendência, o contribuinte deve regularizá-la junto à própria Receita Federal.
O fisco esclareceu que a mensagem de alerta não impede o envio nem o processamento da declaração do Imposto de Renda – trata-se apenas de um aviso para que o contribuinte regularize sua situação junto ao órgão.
SAIBA TUDO SOBRE O IR 2019
selo imposto de renda IR 2019
Arte G1
Sistema reaberto
Nesta quinta-feira, a Receita Federal reabriu o sistema do Imposto de Renda 2019 para que os contribuintes que não entregaram a declaração dentro do prazo possam fazer o envio e pagar a multa.
De acordo com o Fisco, até às 23h59 do dia 30 de abril foram entregues 30.677.080 declarações, número acima da expectativa de 30,5 milhões neste ano.

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.