Google destina US$ 20 milhões para projetos humanitários que usarem inteligência artificial

Organizações poderão receber ajuda da empresa sobre aprendizagem de máquina. O Google anunciou nesta segunda-feira (29) que oferecerá cerca de US$ 20 milhões no próximo ano para projetos humanitários e ambientais que usarem inteligência artificial (IA).
O “Desafio de Impacto IA” visa a inspirar organizações a pedirem ajuda ao Google sobre aprendizagem de máquina, uma forma de IA na qual computadores analisam grandes conjuntos de dados para fazer projeções ou identificar padrões e anomalias.
Rivais do Google, Microsoft e Amazon também promovem iniciativas “IA para o bem”.
Focar em projetos humanitários poderia ajudar o Google a recrutar e também a amenizar críticas ao demonstrar que seus interesses em aprendizagem de máquinas se estendem para além de seu negócio central e outras áreas lucrativas, como trabalho militar.
Após reações negativas de funcionários, o Google disse neste ano que não renovará um acordo sob o qual analisa filmagens de drones militares dos EUA.
A diretora de IA do Google, Irina Kofman, disse à Reuters que o desafio não é uma resposta a tais reações, mas notou que milhares de funcionários estão dispostos a trabalhar em projetos de “bem social”, ainda que eles diretamente não gerem receita.

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.