FMI vê recessão 'pelo menos tão ruim quanto' a da crise financeira de 2008

A economia global deve ‘encolher’ em 2020, diante dos efeitos causados pela pandemia de coronavírus, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Em comunicado, a diretora-presidente do Fundo, Kristalina Georgieva, apontou que deverá ser registrada uma recessão “pelo menos tão ruim quanto durante a crise financeira global, ou pior”.
“Mas nós esperamos recuperação em 2021”, apontou. “Para chegar lá, é fundamental priorizar a contenção e fortalecer os sistemas de saúde – em todos os lugares. O Impacto econômico é e será severo, mas quanto mais rápido o vírus parar, mais rápida e forte será a recuperação”.
O comunicado foi emitido após uma teleconferência realizada mais cedo entre os ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais dos países do G20. Georgieva enfatizou que um dos grandes temas da reunião foi a solidariedade: “o custo humano da pandemia de coronavírus já é imensurável, e todos os países precisam trabalhar juntos para proteger as pessoas e limitar os danos econômicos”.

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.