Eurocâmara aprova importante acordo comercial com o Japão

Acordo permite à UE reforçar seu papel de defensora do livre comércio, num momento em que o multilateralismo é mais questionado do que nunca pelos EUA e quando o cenário de um Brexit sem acordo preocupa os europeus. A Eurocâmara aprovou nesta quarta-feira (12) um ambicioso acordo comercial entre a União Europeia e o Japão, apresentado como um símbolo positivo contra o protecionismo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a crise política ligada ao Brexit.
Por 474 votos a favor, 152 contra e 40 abstenções, os eurodeputados reunidos em Estrasburgo (nordeste da França) aprovaram este acordo comercial que a UE apresenta como “o mais importante do mundo”.
A conclusão deste acordo permite à UE reforçar seu papel de defensora do livre comércio, num momento em que o multilateralismo é mais questionado do que nunca pelos Estados Unidos e quando o cenário de um Brexit sem acordo preocupa os europeus.
E o acordo também poderá servir de base para um possível tratado comercial com o Reino Unido depois do Brexit. Sua entrada em vigor está prevista para 1º de fevereiro de 2019.

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.