EUA tiveram superávit comercial de US$ 90 bilhões com o Brasil nos últimos 10 anos, diz governo

Presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a relação comercial dos EUA com o Brasil. ‘Eles cobram de nós o que querem. Se você perguntar a algumas empresas, eles dizem que o Brasil está entre os mais duros do mundo, talvez o mais duro’, declarou ele. O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria (MDIC), Abrão Neto, informou nesta segunda-feira (1º) que os Estados Unidos registraram superávit comercial (com as vendas externas superando as importações) de US$ 90 bilhões com o Brasil nos últimos dez anos.
A informação foi divulgada após críticas do presidente norte-americano, Donald Trump, às relações comerciais dos EUA com o Brasil. “Eles cobram de nós o que querem. Se você perguntar a algumas empresas, eles dizem que o Brasil está entre os mais duros do mundo, talvez o mais duro”, afirmou.
Abrão Neto, do MDIC, afirmou que é preciso entender em detalhes “qual é o contexto e o teor dos pontos de preocupação externados pelos Estados Unidos.
“De maneira geral, temos uma relação comercial muito positivas com os Estados Unidos. É o nosso segundo principal parceiro comercial. Temos um comércio com um perfil muito complementar e estratégico de trocas comerciais. Nos últimos anos, tem tido fortalecimento desse comércio”, acrescentou.

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.