Empresários contam como enfrentam a concorrência

Restaurantes usam estratégias diferentes para lidar com a concorrência. Mas ambos investem em inovação para atrais clientes. Empresários contam como enfrentam a concorrência
Enfrentar a concorrência é um desafio. Será que é bom abrir um negócio longe de seus iguais ou o melhor é enfrentar os concorrentes de frente? O Pequenas Empresas & Grandes Negócios visitou dois restaurantes que usam estratégias diferentes para lidar com a concorrência. A principal arma para ambos, no entanto, é investir em inovação, sempre.
O primeiro restaurante fica na praça de alimentação de um shopping de São Paulo, onde um estabelecimento fica ao lado do outro. O empresário Reinaldo Varela é franqueador dessa rede de restaurantes: “A gente tem que fazer promoções, coisas diferentes, pra quando o cliente chegar na praça de alimentação lembrar da marca. Olho pro concorrente pra me diferenciar e não copiar”.
Reinaldo criou a rede de restaurantes self service há 35 anos. Já são 188 unidades que só funcionam em shoppings. O principal diferencial é oferecer ao cliente o clima de fazenda, com detalhes que vão da decoração ao sabor dos pratos. “Queremos passar a tradição, o gostinho da fazenda. Pra isso tem que fazer a comida na hora”, explica.
E tem mais um chamariz: a opção de comer dentro do restaurante. “Mesas internas dão aconchego, diferente de estar num barulho de praça de alimentação”, afirma o empresário.
O outro restaurante se instalou em um lugar onde não tinha nada parecido: um posto de gasolina. É um restaurante japonês, também uma franquia, criado há 11 anos pelo empresário Roni Torrens. Todas as 10 unidades funcionam em áreas de conveniência de postos de gasolina. A vantagem? o cliente não paga estacionamento, tem segurança e pode comer de madrugada.
O restaurante oferece o cardápio digital, no tablet, e se adaptou ao público também. O empresário percebeu que muita gente ia sozinha ao posto de gasolina e lançou uma opção não tão comum em casas do gênero: a mini porção. “Vinte e cinco por cento das pessoas vêm sozinhas. Elas querem comer sozinhas num restaurante japonês e aí elas vêm pra cá. Não é só ser diferente, é inovar”, afirma Roni.
Para o consultor Paulo Ancona, perto ou longe da concorrência, a regra no mundo dos negócios é sempre a mesma: “A formula é ser diferente, diferente para se manter”.
ANCONA CONSULTORIA
Paulo Ancona – Consultor de Estratégia e Gestão de Negócios
Rua Santonina, 75 – 1º andar – Vila Madalena
São Paulo / SP – CEP: 05432-050
Telefone: (11) 3360-0343
www.anconaconsultoria.com.br
OLÍVIO – BAR E RESTAURANTE
Rua Delfina, 196 – Vila Madalena
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Telefone: (11) 4680-2967
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TEMAKI FRY – UNIDADE MOEMA
Av. República do Líbano, 2186 – Moema
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Telefone: (11) 2385-0886
DIVINO FOGÃO – UNIDADE SHOPPING ELDORADO
Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros
São Paulo / SP – CEP: 05402-600
www.divinofogao.com.br

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