Empresária investe em quiosque de alimentos saudáveis no metrô de SP

Como dar o primeiro passo na hora de montar um negócio? Elaine Zanotto usou a intuição e descobriu um jeito de se diferenciar na venda de alimentos em quiosques do metrô. Empresária investe em quiosque de alimentos saudáveis no metrô de SP
Elaine Zanotto Cenci resolveu investir em um quiosque de alimentos no metrô de São Paulo. Entre ofertas de salgadinhos de vários tipos, refrigerantes, chocolates e biscoitos, ela apostou em um produto diferente e acertou em cheio em um público alvo que não era atendido: o trabalhador que procurava uma opção de alimento saudável com baixo custo e qualidade. Ela montou uma loja de produtos naturais para vender aveia a granel, granolas, sucos, damasco e uva passa.
“Nós conseguimos levar qualidade com preço justo e facilidade. Eu consegui perceber o que nem eles sabiam que podiam. Eles não sabiam que podiam consumir produtos naturais. E hoje, eles agradecem”, conta Elaine.
O consultor de marketing Samuel Pereira diz que Elaine, mesmo só usando a intuição, realmente acertou.
Elaine é formada em administração de empresas. Montou a primeira loja de produtos naturais na rua, na Zona Leste de São Paulo, em 2011. Anos depois, apresentou o projeto para abrir a loja dentro do metrô. Para isso, participou de uma licitação. Ela ganhou o espaço em 2016 e com R$ 120 mil inaugurou a loja na estação Brás.
A empresária não revela o faturamento. Hoje, tem oito lojas em estações do metrô, vende alimentação e também cosméticos. Atende duas mil pessoas por dia.
Pesquisa de mercado é a melhor solução ao apostar em um negócio
Apesar da Elaine Zanotto Cenci ter seguido a intuição para atingir seu público alvo, o consultor Samuel Pereira diz que o melhor sempre é fazer uma pesquisa de mercado. “É importante na hora de segmentar, separar em grupos de potenciais clientes. Primeiro geográfico: negócio físico e bairro/região/cidade e outro é psicográfico, interesses, o que o público o deseja e conveniência.”
Depois é preciso entender os interesses do cliente, aumentar o mix de produtos e serviços e fidelizar o consumidor. Mostrar não só as características do produto, mas os benefícios que ele traz. E se o empresário escolhe um público e depois percebe que errou o alvo, é possível voltar atrás.
Para isso, tem que reavaliar e iniciar do primeiro passo, fazendo tudo de novo. Usar as redes sociais para acompanhar e reavaliar interesses do público alvo é uma saída.
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