Conheça as características que um empreendedor precisa ter para abrir um negócio

O coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da USP mostra as quatro características de quem quer abrir um negócio próprio. Para começar, precisa gostar de resolver problemas. Conheça as características que um empreendedor precisa ter para abrir um negócio
Você tem uma ideia para montar uma startup e não sabe se nasceu pra ser dono de um negócio? Existem características que é preciso desenvolver para se tornar um empreendedor na área de tecnologia.
Artur Vilas Boas é coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da USP, a Universidade São Paulo. Qualquer aluno, de qualquer disciplina, pode frequentar todos os laboratórios. O único requisito: querer empreender. “A gente está aqui pra estimular o desenvolvimento de competências, formar mais o aluno pra empreender. São habilidades que qualquer um pode aprender”, ressalta.
Para ajudar nessa formação, Artur fez uma pesquisa e elaborou uma lista de habilidades do empreendedor na área de tecnologia.
Conheça as quatro características do empreendedor
Ter resiliência: determinação, persistência, capacidade de resistir e se manter.
Humildade: o empreendedor não pode achar que só ele tem razão. É saber ouvir, usuário, cliente, ouvir equipe, mentores.
Pragmatismo: ter uma ideia e não guardar, não ficar dando voltas, só sonhando, colocar em execução, fazer acontecer.
Criativo: saber resolver problemas de maneira diferente. Com essas quatro características e boas ideias, é só arregaçar as mangas e olhar pro futuro.
Resiliência é a primeira. “Capacidade de lidar com pressões emocionais, com dificuldades. Você vai ter decepções, vai perder cliente, vai lá embaixo, mas a habilidade de voltar e no outro dia estar disposto, fazer tudo acontecer de novo, influencia muito”, explica.
Humildade é a segunda característica. “A humildade, eu sempre falo, não é andar com a cabeça baixa, é saber entender o outro, a dor do outro, pra criar soluções pensadas na dor do outro”, esclarece.
A terceira caracteristica: pragmatismo. “Se você tem uma ideia, não guarde, não fique dando voltas, sonhando, só coloque em execução, faça acontecer.” E, por fim, um empreendedor de startup tem que ser criativo: saber resolver problemas de maneira diferente. Com essas quatro caracteristicas e boas ideias, é só arregaçar as mangas e olhar pro futuro!!
“A gente mostra para os alunos as competências e quando ele empreender ele vai lembrar e resgatá-las. A gente está nutrindo ele, do que ele vai precisar no futuro”, comenta. Confira a reportagem no vídeo acima.
Núcleo de Empreendedorismo da USP – NEU
Site: www.uspempreende.org
Facebook: www.facebook.com/uspempreende
Email: neu@uspempreende.org
Instagram: www.instagram.com/uspempreende/
Medium: https://medium.com/uspempreende
Youtube: https://www.youtube.com/c/NúcleodeEmpreendedorismodaUSP-NEU

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.