Como montar um salão de beleza?

Pequenas Empresas & Grandes Negócios dá dicas de gastos, cuidados e experiências para você fazer a diferença com o seu empreendimento. Como montar um salão de beleza?
Hoje, quase toda rua tem pelo menos um salão de beleza. O Brasil tem mais de um milhão desses estabelecimentos, entre formais e informais.
O especialista em beleza, Douglas Baptista, explica que a área da beleza não para, é uma área em contínuo crescimento, mas que muita gente fecha nesse setor e só ficam os bons.
A Kariny Pereira e a irmã Anadja estão nesse mercado há 18 anos. Há 10 anos, elas têm o próprio salão que atende 280 clientes por semana.
“Eu sou administradora, fiz faculdade, sou formada nisso. Isso foi essencial, é um diferencial comparado com muitos salões que a pessoa que administra as vezes é o cabeleireiro”, conta Kariny.
Veja algumas dicas para montar o salão de beleza:
Capital de giro: É possível abrir um salão de beleza com investimento de R$ 50 mil a R$ 150 mil, dependendo do público que quer atingir. Esse dinheiro é para reforma do espaço, equipamentos e mobiliário. E é preciso reservar o capital de giro, por pelo menos 6 meses para pagar as contas se não faturar.
Cuidados: Também é preciso seguir as normas da Vigilância Sanitária, como usar lâminas e lixas descartáveis e esterilizar instrumentos.
Para fazer sucesso: Outra dica é para divulgar o negócio: usar as redes sociais e contratar profissionais que já tenham a clientela formada e tragam para o salão.
Localização: A escolha do ponto também é essencial. Uma maneira de otimizar é escolhendo um ponto comercial misto: com empresas e residências. Quem trabalha na região vai frequentar o salão na hora do almoço e final de expediente. Já quem mora no bairro vem ao longo do dia e nos finais de semana.
Preço e experiência: Para formatar o preço, vai depender dos custos e do poder aquisitivo do público. É preciso lembrar que cliente de salão busca experiência. Então, uniforme, postura, simpatia da profissional, mimos como uma massagem nas costas, um cafezinho, decoração, pontualidade e até o atendimento na recepção fazem a diferença.
O especialista Douglas Baptista diz que é um conjunto de ações que pode até dar trabalho para organizar, mas que às vezes custa pouco, e convence o cliente de que o serviço naquele lugar vale mais. É preciso se manter atualizado, já que o mercado tem sempre novidades, com técnicas, equipamentos ou produtos. A Kariny e Anadja faturam R$ 90 mil por mês com o salão. E mesmo com a economia do país parada, cresceram 15% no último ano.
PERFIL ESPAÇO DA BELEZA
Alameda Jauaperi, 419 – Moema
São Paulo / SP – CEP: 04523-010
Telefone: (11) 5052-0360
Site: www.espacoperfil.com
INSTITUTO EMBELLEZE
Av. Roque Petroni Junior, 850 – Jd. das Acacias – Torre Bacaetava – Cj. 113
Site: www.institutoembelleze.com/portal/

https://g1.globo.com/economia

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