Auxílio emergencial: trabalhadores relatam dificuldades para acessar a poupança social digital


Caixa diz que usuários que não têm direito ao auxílio emergencial estão acessando o app Caixa Tem sem necessidade, ‘gerando uma demanda adicional’. Caixa deve criar 30 milhões de poupanças sociais digitais para auxílio emergencial
Os trabalhadores que tiveram de abrir uma poupança social digital para receber o auxílio emergencial de R$ 600 estão tendo dificuldades para acessar o aplicativo Caixa Tem e movimentar o dinheiro. Nas redes sociais, eles reclamam que estão tendo problemas para entrar no aplicativo em qualquer momento do dia e, quando é possível acessar, a transferência para outras contas não é efetuada.
A Caixa Econômica Federal informou ao G1 que diversos usuários que não têm direito ao auxílio emergencial estão acessando o app Caixa Tem sem necessidade, “gerando uma demanda adicional”. O banco recomenda que o cidadão consulte a situação do seu benefício através do App CAIXA | Auxílio Emergencial ou do site auxilio.caixa.gov.br.
No aplicativo Caixa Tem, é possível realizar consultas, transferências e pagamentos diversos (água, luz, telefone etc.). Em um só dia, segundo a Caixa, o app registrou mais de 10 milhões de transações. A Caixa ressalta que o aplicativo está disponível 24 horas nos sete dias da semana.
O aplicativo Caixa Tem, que está disponível para celulares Android e iOs, deve ser usado por quem optou pela poupança social digital no momento do cadastro para receber o auxílio emergencial – veja abaixo como acessar o aplicativo.
Clique aqui para baixar o aplicativo Caixa TEM para celulares Android.
Clique aqui para baixar o aplicativo Caixa TEM para celulares da Apple.
Nas redes sociais, usuários relatam que o aplicativo não abre, ou que apresenta instabilidade. As reclamações também são de que o aplicativo dá erro, e não permite a transferência para outras contas da mesma titularidade do beneficiário. Além disso, alguns usuários apontam que o aplicativo do Auxílio Emergencial aponta que o benefício foi aprovado, mas o app Caixa TEM apresenta informação divergente.
Leitores do G1 também relatam dificuldades com o aplicativo. Um deles, que é motorista de aplicativo, informa que seu auxilio emergencial foi aprovado desde do dia 17 de abril e que não conseguiu fazer a transferência ainda porque o app não funciona. Ele diz que entrou em contato com a Caixa e foi informado que o motivo é muito congestionamento.
Passo a passo para acessar o Caixa Tem
A Caixa Econômica Federal divulgou um passo a passo de como acessar e receber o auxílio emergencial de R$ 600 pela poupança social digital.
Os trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs com direito ao auxílio podem se cadastrar no site ou aplicativo Caixa Auxílio Emergencial e escolher receber o dinheiro na Poupança Social Digital Caixa.
Saiba como regularizar o CPF
Passo a passo para pedir o auxílio emergencial
Calendário e formas de pagamento
Quem tem direito e como funciona? Tire suas dúvidas
A conta digital a ser aberta é do tipo poupança, gratuita e isenta de cobrança de tarifas de manutenção, e poderá ser movimentada por meio do aplicativo Caixa TEM.
Os que receberem o crédito do auxílio por meio da conta digital poderão efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.
Todos os trabalhadores incluídos no Cadastro Único até 20 de março com direito ao auxílio que não tiverem uma conta identificada terão aberta automaticamente pela Caixa a conta poupança social digital.
A Caixa prevê a criação de 30 milhões de poupanças sociais digitais no país.
Veja o passo a passo da Caixa para acessar a poupança social digital:
1. Abra o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial no celular e aperte na opção “Acompanhe sua solicitação”:
Tela 1 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
2. Digite os números do seu CPF e aperte na opção “Eu não sou um robô”.
Tela 2 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
3. Digite seu nome completo, a data de nascimento e o nome da sua mãe.
Tela 3 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
4. Você vai receber um código por SMS pelo celular que usou para cadastrar no aplicativo. É preciso sair do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ir até a caixa de mensagens do celular e digitar os números em “Código recebido”. Guarde esse código. Você vai precisar dele novamente.
Tela 4 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
5. Vem a mensagem de que o auxílio emergencial foi aprovado e que será recebido pela poupança social digital Caixa. Será preciso baixar o aplicativo pelo link “Acessar Caixa Tem” pela Apple Store ou Google Play.
Clique aqui para baixar o aplicativo Caixa TEM para celulares Android.
Clique aqui para baixar o aplicativo Caixa TEM para celulares da Apple.
Tela 5 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
6. Aperte em “Instalar”.
Tela 6 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
7. Abra então o aplicativo Caixa Tem no celular e aperte em “Sou beneficiário”.
Tela 7 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
8. Digite os números do seu CPF.
Tela 8 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
9. Saia do aplicativo e vá até a caixa de mensagens (SMS) do celular. Lá você vai anotar os números que recebeu por mensagem e digitar no aplicativo Caixa Tem. A mensagem que aparece é a seguinte: “Agora, digite o código de validação que você recebeu. Informe o último código que você utilizou no aplicativo do Auxílio Emergencial ou verifique suas mensagens SMS”.
Tela 9 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
10. Quando digitar os números, vai aparecer a tela com a mensagem: “Estamos quase prontos. Nos próximos passos, você criará usuário e senha de acesso para utilizar sua nova Poupança Social Digital”.
Tela 10 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
11. Aperte em Continuar para abrir a tela do Caixa Tem.
Tela 11 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
12. Faça o login. Se você já fez o login Caixa em outros aplicativos, como do FGTS ou Habitação Caixa, por exemplo, pode usar a mesma senha de acesso. Não é preciso fazer novo cadastro. Se você não fez o cadastro ainda, serão necessárias algumas informações pessoais, como CPF e nome completo.
Tela 12 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
13. Digite a data do nascimento e e-mail. Será necessário digitar o e-mail duas vezes.
Tela 13 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
14. Escolha uma senha que não pode ter mais de 2 números em sequência (1 e 2 ou 8 e 9, por exemplo) nem ser o dia do seu aniversário. Depois clique em “Não sou um robô”.
Tela 14 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
15. Saia do aplicativo Caixa Tem, abra seu e-mail e procure por uma mensagem recebida com o nome “Login Caixa. Quando abrir, é preciso clicar no link para confirmar suas informações. Se não achar o e-mail, verifique na pasta SPAM.
Tela 15 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
16. Para fazer o login, digite o número do CPF na primeira tela e sua senha na segunda tela.
Tela 16 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
17. Digite o número do seu celular e os números do CEP de sua residência.
Tela 17 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
18. O aplicativo vai para a página principal, aperte em Auxílio Emergencial”.
Tela 18 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
19. Aperte em “Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital”.
Tela 19 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
20. Na tela seguinte, vem a informação que a requisição está sendo processada. Talvez seja preciso responder mais algumas perguntas para confirmar o pedido. Mas atenção: as informações não podem estar erradas, isso pode atrapalhar o cadastro.
Tela 20 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
21. Após as respostas das perguntas, na tela seguinte será preciso apertar em “Receber Código”, verificar novamente a caixa de mensagens (SMS) do celular e digitar o novo código.
Tela 21 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
22. Escolha um nome para que você lembre qual celular está cadastrado no Login Caixa. Pode ser a marca ou modelo do seu celular, por exemplo.
Tela 22 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa
23. Na tela seguinte, aperte em “Consultar a minha poupança social digital”. Você pode consultar seu saldo, extrato e fazer transferências e pagamentos.
Tela 23 para pedir abertura da poupança social digital
Divulgação Caixa

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.