Aneel aprova reajuste de 38,50% para tarifa de energia de Roraima

Reajuste poderá ser aplicado a partir do dia 1º de novembro. Custo da energia foi um dos itens que mais pesou no reajuste. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (30) um reajuste médio de 38,50% para a tarifa de energia da Boa Vista Energia. A empresa atende todo o estado de Roraima. O reajuste poderá ser aplicado a partir do dia 1º de novembro.
Roraima é o único estado totalmente isolado do Sistema Interligado Nacional (SIN). Parte da energia de Roraima é importada da Venezuela e parte é gerada por usinas termelétricas, que em geral tem um custo de geração maior do que outras fontes, como as hidrelétricas.
Segundo a Aneel, o reajuste médio para os consumidores residenciais e comerciais, atendidos em baixa tensão, será de 38,90% e para os consumidores industriais, atendidos em alta tensão, de 37,03%.
A Boa Vista Energia foi uma das quatro distribuidoras que pertenciam a Eletrobras e que foram privatizadas.
Custo
Segundo o relator do processo, diretor Sandoval Feitosa, uma parte significativa do aumento deve-se ao aumento do gasto com compra de energia. Apenas a compra de energia representa um aumento de 18,19% na tarifa.
Segundo o relator, 14% do reajuste de 38,50%, refere-se ao reajuste que deveria ter sido aplicado em 2017, mas só está sendo computado em 2018.
Durante a reunião da diretoria da Aneel, o diretor Efrain Cruz afirmou que esse alto reajuste é resultado do isolamento de Roraima. Cruz afirmou que o problema seria resolvido com a construção da linha de transmissão Manaus-Boa Vista, que interligaria o estado ao SIN. “O alto custo deve ao fato de não estar com esse subsistema interligado”, disse.
A obra da linha de transmissão está parada por causa de impasses ambientais. Parte da linha de transmissão passará dentro de uma reserva indígena e a construção está suspensa por uma determinação judicial.

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.