Anac autoriza 1ª empresa aérea com 100% de capital estrangeiro a operar no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta quarta-feira (22) a outorga de concessão para que o grupo espanhol Globalia opere voos regulares no Brasil. O grupo é dono da Air Europa.
Essa foi a primeira aérea internacional a solicitar outorga para constituição de uma empresa com 100% de capital estrangeiro.
Para operar no Brasil, o grupo fundou uma nova empresa de aviação no Brasil e poderá atuar também no mercado doméstico brasileiro. Segundo a Anac, hoje a Air Europa já opera voos internacionais, entre o Brasil e a Espanha, ligando Salvador e Recife a Madrid.
Ao apresentar o seu voto, o diretor presidente da Anac, José Ricardo Botelho, afirmou que a aprovação da outorga para o grupo espanhol inaugura uma nova fase e só é possível com o fim da restrição ao capital estrangeiro nas companhias aéreas, previsto na medida provisória 863.
“O surgimento dessa nova empresa representa uma ampliação da oferta, ampliação de novos serviços aéreos, criação de novos empregos, novos investimentos, ampliação de rotas e aumento da concorrência”, disse.
A MP perde a validade nesta quarta-feira, mas está na pauta para ser votada pelo plenário do Senado. A avaliação da Anac, no entanto, é de que a outorga aprovada nesta quarta-feira segue valendo mesmo que a MP perca a validade.

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.