Amazon se aproxima de vitória em briga com países da Amazônia por domínio na internet


Varejista trava disputa com 8 países da América Latina que têm território na Amazônia e disputam o uso do domínio “.amazon” junto aos órgãos de registro digital. Países da região amazônica travam disputa em órgão de registro com a varejista Amazon pelo direito do domínio “.Amazon”
Peter van der Sleen/Nature
A Amazon está próxima de vencer uma batalha de 7 anos contra oito países da América Latina pelo domínio “.amazon”. Os países argumentam que esse domínio deveria ser usado para designações na internet sobre a Amazônia — eles argumentam que o termo se refere à região geográfica e não deve ser o monopólio de uma empresa.
A empresa busca ter o direito sobre o domínio desde 2012.
A Corporação Global da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN), que supervisiona endereços na internet, disse nesta segunda-feira (20) que decidiu prosseguir com o pedido da Amazon, após um período de 30 dias de consulta pública.
O Brasil lamentou a decisão da ICANN, afirmando que ela deveria ter optado pela governança compartilhada do domínio, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.
“Preocupa que uma decisão daquela entidade [ICANN] deixe de considerar adequadamente o interesse público identificado por oito governos, em particular a necessidade de defender o patrimônio natural, cultural e simbólico dos países e povos da região amazônica”, disse o Itaramaty em nota.
A ICANN havia estendido até o mês passado para o prazo final para as partes chegarem a um acordo, mas as oito nações que dividem a maior floresta tropical do mundo e a empresa não conseguirem chegar a um meio termo.

https://g1.globo.com/economia

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.