Vulcão do Fogo entra em nova erupção na Guatemala


Erupção em junho no mesmo vulcão deixou quase 200 mortos. Não foi preciso evacuar cidades por enquanto. Vulcão de Fogo, na Guatemala, entrou em nova fase eruptiva em novembro de 2018
Jose Cabezas/Reuters
O Vulcão de Fogo, localizado próximo à capital da Guatemala e que em junho passado deixou quase 200 mortos, iniciou neste domingo (18) uma nova fase eruptiva com expulsão de colunas de cinzas e lava, informaram autoridades de defesa civil.
A montanha “iniciou uma nova fase eruptiva, a número 5 do ano” com uma coluna de cinzas que se eleva mais de 1 mil metros sobre a cratera, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).
Nova erupção do Vulcão do Fogo, na Guatemala
Moises Castillo/AP Photo
O vulcão, de 3.763 metros de altura, está localizado 35 km ao sudoeste da Cidade da Guatemala.
De Léon acrescentou que em ao menos sete comunidades próximas ao vulcão foram reportadas “quedas de partículas de cinzas”, mas por enquanto não houve evacuações.
A quarta fase eruptiva do vulcão de Fogo foi registrada entre 6 e 9 de novembro, sem vítimas nem danos.
Pessoas caminham por afetada pelo vulcão Fuego em Escuintla, na Guatemala, em junho
Luis Echeverria/Reuters/Arquivo
Tragédia na Guatemala
Em 3 de junho, o vulcão teve uma potente erupção que provocou uma avalanche de material ardente que devastou a comunidade San Miguel Los Lotes, deixando 194 mortos e 234 desaparecidos.
Fluxo piroclástico: entenda o fenômeno que tornou mortífera a erupção de vulcão na Guatemala
Junto com o Vulcão de Fogo, também permanecem ativos na Guatemala os vulcões Pacaya, a 20 km ao sul da capital, e o Santiaguito, a 117 km ao oeste, que aumentaram sua atividade mas sem entrar em fase eruptiva.

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.