Recife anuncia projeto de lei para inserir atividades sobre mudanças climáticas nas escolas municipais


Objetivo é fazer com que as escolas públicas da cidade abordem, todas as semanas, temas como sustentabilidade. Anúncio ocorreu na Conferência Brasileira de Mudança do Clima. Projeto de lei no Recife propõe incluir mudança climática no currículo escolar
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), anunciou, nesta quinta-feira (8), que vai enviar um projeto de lei à Câmara Municipal para determinar a inclusão de atividades sobre mudanças climáticas na grade curricular das escolas públicas da capital pernambucana (veja vídeo acima).
O anúncio foi feito durante a Conferência Brasileira de Mudança do Clima. Na quarta-feira (7), o primeiro dia do evento, foi decretada emergência climática na capital pernambucana.
“Quando a gente fala, parece um negócio muito longe da vida da gente. Mas a realidade é a seguinte: as chuvas torrenciais que têm acontecido, as inundações, o calor excessivo são as consequências das mudanças climáticas”, disse o prefeito.
Segundo Geraldo Julio, a proposta é que as mudanças climáticas sejam incorporadas formalmente à grade curricular para que, a cada semana, alunos das escolas públicas realizem algum tipo de atividade sobre o tema. “A gente já tem iniciativas nas escolas, mas a gente quer colocar em lei”, afirmou.
Prefeitos participam da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, no Recife
Robson Batista/TV Globo
Durante a programação na manhã desta quinta (8), ele e os prefeitos de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi (PT); de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT); e de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) apresentaram exemplos do que tem sido feito em cada uma das cidades para mitigar os efeitos das mudanças no clima.
No Recife, foram mencionados o aumento da rota de ciclovias, de 24 para 100 quilômetros, e ações realizadas por alunos da rede pública do Recife, como a montagem de uma “ecobarreira” feita de garrafas pet.
“Nessa semana, nossos alunos também desenvolveram um robô que é capaz de navegar e pegar manchas de óleo na água”, contou Geraldo Julio.
Declaração do Recife
Na quarta-feira (7), durante a abertura da Conferência, foi lançada a Declaração do Recife, documento que reúne uma série de diretrizes sustentáveis para diminuir a emissão de carbono. O protocolo tem orientações para o poder público, indústrias, instituições sociais e academia.

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.