Novas manchas de óleo aparecem no litoral sergipano neste sábado


Em algum momento, desde o dia 24 de setembro, todas as 17 praias foram atingidas. Manchas encontradas na Praia da Costa, região da Barra dos Coqueiros (SE), neste sábado (12)
Reprodução/TV Sergipe
Novas manchas de óleo foram encontradas neste sábado (12) na Praia da Costa, no município de Barra dos Coqueiros, e no litoral sul de Sergipe. A informação foi confirmada pela Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), que continua monitorando o litoral sergipano.
Em algum momento, desde o dia 24 de setembro, todas as 17 praias do estado foram atingidas.
Segundo o Governo de Sergipe, o processo de limpeza para retirada das manchas permanece sendo feito diariamente em toda a extensão do litoral sergipano por equipes das prefeituras de municípios atingidos e por cerca de 20 colaboradores da Petrobras. O material recolhido é enviado para uma unidade da Petrobras em Carmópolis, chamado Alto do Jericó.
Ainda de acordo com o órgão, a análise da água, feita periodicamente pela Adema, atesta a balneabilidade, no entanto o órgão recomenda aos banhistas que evitem o contato com as manchas de óleo presentes no litoral.
Praias afetadas
Litoral Norte
Pacatuba: Ponta dos mangues
Pirambu: Praia de Pirambu
Barra dos Coqueiros: Atalaia Nova, Boca da Barra, Costa, Jatobá
Litoral Sul
Aracaju: Artistas, Coroa do meio, Atalaia, Aruana, Náufragos, Refúgio, Sarney e Viral
Itaporanga D’ajuda: Caueira
Estância: Abaís e Saco
Emergência
No último dia 5, o governo estadual decretou situação de emergência, e o Projeto Tamar suspendeu a soltura de filhotes de tartarugas marinhas por conta do problema. No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro determinou uma investigação sobre as origens do óleo.
Além disso, as manchas atingiram a área de praia do maior berçário de tartarugas da espécie oliva do país, na reserva Santa Isabel, que fica em Pirambu.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, veio a Aracaju na segunda-feira (7), para avaliar o litoral sergipano.
Em todo o Brasil, 156 localidades foram afetadas, segundo a última atualização divulgada pelo Ibama nesta sexta-feira (11).
Mancha de óleo na área da reserva
TV Sergipe/Arquivo
Mancha de óleo foi achada em Cajueiro da Praia, litoral do Piauí.
Divulgação/Instituto Tartarugas do Delta
Initial plugin text

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.