A verdadeira razão pela qual os gorilas batem no peito, segundo a ciência


Pesquisadores do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, na Alemanha, constataram que golpes no peito são uma forma eficaz de comunicação e funcionam como meio para gorilas demonstrar superioridade. Golpes no peito podem ser ouvidos a um quilômetro de distância e são uma forma de comunicação e identificação.
Dian Fossey Gorilla Fund PA Wire
Quanto maior for um gorila macho, melhor ele baterá no peito para indicar a seus amigos e inimigos o quão poderoso ele é.
Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada por cientistas alemães e publicada recentemente.
O impressionante som dos golpes é, como se suspeitava, uma medida de tamanho e força, constataram os pesquisadores.
As fêmeas prestam atenção ao vigor com que os machos batem suas mãos no peito ao avaliá-los como potenciais parceiros, enquanto outros representantes do sexo masculino, trata-se de um aviso para não buscar uma briga.
Os pesquisadores dizem que se trata de um meio de comunicação poderoso na densa floresta tropical onde vivem os gorilas.
Golpes no peito, realizados por machos adultos, conhecidos como “lombos prateados” por causa da cor do pelo de suas costas, podem ser ouvidos a mais de um quilômetro de distância.
“Há muito tempo presumimos que é uma espécie de demonstração de quão poderosos eles são, e eles o fazem tanto para machos quanto para fêmeas”, observou Edward Wright, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em Leipzig, Alemanha.
“Para os machos, o recado é: ‘Olha, eu sou grande e forte, não mexa comigo’, e para as mulheres: ‘Olha, eu sou bastante grande e forte, talvez você queira me escolher como parceiro.’
“Pela primeira vez, podemos ter certeza de que o tamanho do corpo é transmitido por meio dessas pancadas no peito, que são uma indicação clara do tamanho do corpo”.
Na sociedade dos gorilas, os grupos normalmente consistem em um macho e várias fêmeas. As fêmeas podem mover-se entre os grupos e os machos competem por sua atenção.
Quando se trata de gorilas machos, o tamanho é importante; ele significa vigor, capacidade de luta e sucesso reprodutivo.
Os “lombos prateados” usam golpes no peito para alertar os competidores do sexo masculino e cortejar as mulheres em uma exibição de tamanho e força.
Os gorilas machos aprendem a bater no peito desde tenra idade, praticando a habilidade à medida que crescem.
Mais forte, mais profundo
A pesquisa, publicada na revista científica Scientific Reports, mostra que machos maiores emitem sons mais profundos (frequência mais baixa) quando batem no peito.
Trata-se, portanto, de um sinal evidente do tamanho do corpo (em outras palavras, os gorilas machos não podem fingir).
Acredita-se que os sons estejam relacionados ao tamanho das bolsas de ar próximos à laringe, que são encontrados em gorilas e alguns outros grandes símios (mas não em humanos).
Eles estão envolvidos em grunhidos e gritos que os gorilas emitem, bem como no golpe no peito não vocal.
Além disso, foram observadas diferenças na duração e no número de golpes no peito realizados por diferentes gorilas, sugerindo que os membros podem ser identificados usando apenas golpes no peito.

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.