Alemanha autoriza uso da vacina da AstraZeneca em todos os adultos


País foi um dos que recomendou que o imunizante da farmacêutica fosse usado apenas em pessoas com mais de 60 anos após o registro de casos raros de coagulação sanguínea A Alemanha mudou suas diretrizes e autorizou nesta quinta-feira (6) o uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford em todos os adultos com 18 anos ou mais. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Jens Spahn, que afirmou que a medida tem como objetivo vacinar o maior número de pessoas o mais rápido possível.

A Alemanha foi um dos países que recomendou que o imunizante da AstraZeneca fosse usado apenas em pessoas com mais de 60 anos após o registro de casos raros de coagulação sanguínea.

Ao explicar a mudança hoje, Spahn afirmou que as autoridades de saúde precisam ser “pragmáticas e flexíveis”.

Segundo ele, muitos alemães que fazem parte de grupos populacionais de baixo risco ficariam felizes em receber a vacina da AstraZeneca. Por isso, o governo decidiu autorizar que ela fosse usada em todos os adultos.

Depois de um início lento, a Alemanha conseguiu a acelerar a campanha de vacinação em abril. No último dia 28, o país aplicou mais de 1 milhão de doses em um único dia pela primeira vez.

O ministro da Saúde afirmou que muitos alemães não queriam a vacina da AstraZeneca por causa do período de espera entre as duas doses — 12 semanas. O farmacêutica diz agora que a segunda dose pode ser aplicada entre quatro e 12 semanas.

Spahn disse que o governo vai “deixar na mão dos médicos” a decisão de quanto tempo esperar entre uma dose e outra.

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.