Conab aumenta produção de trigo do Brasil em 9,2%

Na sua primeira estimativa para a safra brasileira de trigo 2018/19, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estimou um aumento de 9,2% na produção do País. De acordo com a entidade, o cereal de inverno colhido nesta temporada deverá chegar a um total de 4,66 milhões de toneladas (MT).

O número representa um aumento de 9,2% na comparação com a última projeção da Conab, que estava fixada em 4,26 milhões de toneladas. De acordo com o órgão oficial, essa expansão deve ocorrer apenas com o aumento da produtividade, pois foi mantida a mesma área por enquanto. 
 
“Todos sabemos que o clima estragou grande parte da safra brasileira de trigo de 2017/18, portanto, é razoável pensar que, mesmo que se mantenha a mesma área, a produção será maior, sempre se São Pedro colaborar”, explica o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco.
 
Segundo o especialista, a T&F Consultoria está fazendo também a sua pesquisa particular sobre a próxima safra. Apesar de ainda não estar terminada, no momento esse levantamento “se inclina para um leve aumento de área no geral, levando em consideração o balanço entre as estimativas de redução e de avanço que temos encontrado”.
 
“Acreditamos que, como os preços ao produtor estão subindo e tem perspectivas de subir mais, haja um clima mais favorável ao plantio de trigo do que no ano passado, especialmente se as cooperativas e cerealistas abrirem preço agora para entrega e pagamento na colheita, como sugerimos acima”, conclui Luiz Fernando Pacheco. 

https://www.cnabrasil.org.br/

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.